728x90 AdSpace

  • Plantão

    O QUE ROLA EM ANCHIETA: Grupo X Grupo

    Em primeiro lugar vamos ver o significado da palavra fofoca:

    “Fofoca é um substantivo feminino que significa bisbilhoticemexerico. A fofoca consiste no ato de descobrir uma informação sobre alguém e posteriormente contar essa informação a uma ou várias pessoas”.

    É exatamente isso que temos visto em Anchieta, pessoas (ainda bem que algumas) fazem o famoso “print” da conversa de determinado grupo e como verdadeiros “fofoqueiros” postam em outros, muitas vezes distorcendo a conversa, outra para causar o famoso “inferno” ou porque gosta mesmo de fazer este tipo de coisa.

    Contudo, além dos fofoqueiros de plantão, temos os armadores que são aqueles que montam uma conversa que nunca existiu. Tanto faz de um jeito ou de outro, causa confusão, não protege ninguém, não edifica em nada, apenas discussões insanas e uma “politicaria” que divide a cidade, prejudica pessoas e serve de ocupação de tempo para quem não tem nada o que fazer na vida.

    Grupos de whatsaap, facebook e outros são para interagir pessoas que se consideram, servem para construir laços de amizade, por um meio de comunicação eficaz e barato. Infelizmente o que vemos em alguns destes grupos em Anchieta, pessoas com péssimo caráter de fofocar, um leva e traz constante, ignorando totalmente a palavra empatia, nunca se colocando em lugar do outro e o pior: existe público para isso.

    Quero levar os leitores a reflexão antes que percamos a humanidade, o respeito, o amor e até a dignidade. Refletir sobre estas ações que devemos repudiar.

    É sempre muito complicado lidar com fofocas e suportá-las é sempre bem inconveniente, ainda mais quando ela vem de um grupo de pessoas que você pensa que são de confiança. Infelizmente isso é bem comum e não existe um lugar totalmente protegido de fofocas, então vejamos uns métodos para eliminar fofocas: mude de assunto, evite ficar na conversa, não repasse o comentário ou print, seja sempre educado, não alimente a fofoca, não comente, não fale de problemas alheios..., para que tenhamos um mundo melhor, é preciso haver respeito e menos intromissão na vida dos outros.

    Falar sobre política, opinar sobre coisa pública, debater sempre com respeito é o crescimento no controle social, sempre com respeito, debatemos ideias e nunca pessoas e jamais famílias.

    Wander Loureiro,
    Autor da coluna O QUE ROLA EM ANCHIETA
    Amigos e amigas, nesta coluna expresso o que vejo acontecer, fico realmente preocupado com este tipo de coisa. Então, meu conselho é: não comente o que tem que ser particular em grupos, pois estes grupos geralmente você não conhece todo mundo que tem acesso a sua conversa, filtre seu debate e leve para o particular (se você confiar na pessoa) e assim você terá um debate onde será enriquecido de ideias e não aproveitados por prints que nem sempre expressam por completo seu pensamento.

    Sócrates, nos ensina o “filtro triplo”, que devemos nos perguntar sempre:
    “– Estás absolutamente certo sobre aquilo que pretendes me contar? (Filtro da verdade)

    – É algo positivo o que tens a me dizer sobre meu amigo? (Filtro da bondade)

    – Me será útil aquilo que tens a me dizer sobre ele?(Filtro da utilidade)”.

    Um grande abraço e até semana que vem.

     

    Wander Loureiro Bertaso

    Administrador
    • Comentar no Site
    • Comentar no Facebook
    Item Reviewed: O QUE ROLA EM ANCHIETA: Grupo X Grupo Rating: 5 Reviewed By: Da redação
    Scroll to Top