728x90 AdSpace

  • Plantão

    Prefeitura recolhe 16 toneladas de lixo reciclável

    A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), é responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis nas vias públicas. A destinação de todo material é a Unipram, onde são processados e enviados novamente às indústrias, através de comercialização.


    Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, o aumento na coleta seletiva representa um ganho econômico e social para o município. “Com isso, diminuímos o envio de resíduos para o aterro sanitário, gerando uma economia para os cofres da cidade. Também, representa em uma maior participação e conscientização por parte da população, que se preocupa em selecionar o lixo residencial e comercial e contribuir com o meio ambiente”, disse.
    Segundo a presidente da Unipran, Eunice Cabral Fagundes, o aumento na coleta seletiva beneficia o meio ambiente as famílias de catadores que estão associadas à Unipram. “É um ganho para todos nós. Recebemos esse aumento na coleta com muita alegria”, disse.
    Conforme informações da Semam, a coleta seletiva esteve paralisada por cerca de 20 dias, entre dezembro e início de janeiro, por falta de pagamento, na gestão anterior, do convênio que a Prefeitura mantém com unidade de triagem de resíduos sólidos secos recicláveis, operada pela Unipram, localizada no bairro Nova Esperança.
    “Um dos primeiros desafios da nova gestão foi colocar em dia a situação da entidade, efetuar o pagamento do convênio e regularizar os serviços de coleta seletiva. A Unipram tem um importante papel na logística de destinação dos resíduos secos recicláveis”, destaca a secretária.
    Coleta em todos os bairros
    A coleta seletiva no município acontece de segunda a sexta, conforme um cronograma. Segundo informações da Seman, em breve será implantada a coleta seletiva nas escolas e prédios públicos.
    As famílias devem separa o lixo seco dos demais, embalar e aguardar a coleta ou entregar em um dos 30 pontos de entrega voluntária, espalhados pela cidade.
    RESIDENCIAL | 8h às 12h
    2ª feira- Iriri, Novo Horizonte, Praia do Coqueiro, Inhaúma e Santa Helena.
    3ª feira- Benevente, Nova Jerusalém, Nova Esperança, Morro da Penha e Martins.
    4ª feira- Porto de Cima, Centro, São Pedro, Alvorada e Justiça I.
    5ª feira- Justiça II, Vila Samarco, Portal de Anchieta, Cantagalo, Ponta dos Castelhanos, Planalto e Nova Anchieta.
    6ª feira- Praia dos Castelhanos, Guanabara, Parati, Ubu, Recanto do Sol e Mãe-Bá.
    COMERCIAL | 13h às 18h
    Todos os dias em todos os bairros.
    Lixo seco é aquele que pode ser reciclado, como: papelão; PET (garrafas de refrigerantes, água mineral); plástico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada), entre outros.
    • Comentar no Site
    • Comentar no Facebook
    Item Reviewed: Prefeitura recolhe 16 toneladas de lixo reciclável Rating: 5 Reviewed By: Da redação
    Scroll to Top