728x90 AdSpace

  • Plantão

    O QUE ROLA EM ANCHIETA? Pontes ou Muros?

    Hoje vou abordar um assunto que considero importante. Não é polêmico, mas com certeza aflora o espírito humano com definições dignas de um caráter cidadão.

    Temos visto nos últimos tempos alguns (ainda bem que são poucos), que pensam em culpar um ou outro e outros pensando na máxima: “quanto pior, melhor”, outros ainda “estava tudo errado ou não fizeram nada”, lembrando a todos os lados que uma Administração Pública não é composta somente de Prefeito, quando falam, escrevem algo de negativo atinge toda uma coletividade, profissionais desta ou daquela Administração, e até alguns que passaram de uma Administração para outra, isso digo de cargos de confiança, mas poderia dizer também de contratados e efetivos, pois sabemos muito bem que do atendimento a execução de um serviço ou conseguirmos algo para nossa saúde, educação e outros serviços públicos, tudo passa em inúmeras “mãos”.

    Não digo aqui simplesmente da questão de “situação” ou “oposição” política, pois aprendi que a “situação” precisa da “oposição” para ver melhor, para enxergar o que não apenas o que uns querem que se veja, uma “situação” e uma “oposição” inteligente e que quer o bem maior, ajuda a toda a população, em ambos os casos é essencial o respeito.

    Há pessoas que são peritas em construir muros nas relações interpessoais, outras são hábeis em construir pontes. Neste ponto é que vejo a destreza, a sagacidade, o bem, o mal, o interesse pessoal, o interesse público entre outros, observo e considero que ninguém tem que arregimentar Exército para proteger ninguém (ouvi isso outro dia), não vivemos em uma guerra, ou vivemos?

    Vivemos uma crise..., e como tem gente que gasta com a crise, outros ganham com a crise. Há pessoas que são hábeis para promover a Paz para ter como resultado vencer qualquer crise. Empatia é o que nos falta... e falta muito...

    Certo é dizer que temos mais afinidade com alguns, mas desejar o mal, brigar, romper relacionamentos por uma mera convicção?

    Política fazemos com amizade e respeito, vejo isso todos os dias quando estou no trabalho na Câmara de Anchieta, não vejo inimizade por convicção política, as ideias são debatidas, podem até se acalorar, mas a amizade perpetua sempre.

    O pior dos construtores de muros é aquele que se apega na política eleitoral que se passou a mais de 7 meses, ou como gostam de dizer mais de 210 dias... quase um ano e tem construtor de muros dividindo, diminuindo, sendo que é primário dizer que a arte da política é somar, multiplicar. Será que não pensam em agregar valores? Não, não pensam..., pois se agregar tem medo de perder o bem, o cargo, a função para o outro. Competência, trabalho e sempre honestidade é o que nos seguram em nossa função ou cargo.

    Wander Loureiro Bertaso
    Autor da coluna, O que rola em Anchieta?

    Muitas pessoas vivem na solidão social por estarem construindo muros em torno de si mesmas, como disse o Papa Francisco: “que caiam todos os muros que ainda dividem o mundo”.

    Vamos ser ponte para fazer chegar o bem que todos tanto clamam. Debater ideias, crescer juntos, construir a ponte juntos, pois só assim, seremos cidadãos melhores e faremos em nossa cidade a democracia funcionar. Não tomemos as críticas como muros, vermos as críticas como uma análise para ver se estamos no caminho certo para fazermos o nosso melhor, é o que a humanidade espera de nós: façamos ponte e não muro entre as pessoas.

     

    Wander Loureiro Bertaso

    Administrador de Empresas



    Esta coluna é de responsabilidade de seu autor.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments
    Item Reviewed: O QUE ROLA EM ANCHIETA? Pontes ou Muros? Rating: 5 Reviewed By: Da redação
    Scroll to Top