728x90 AdSpace

  • Plantão

    ExpoSul Rural – O Encontro do Agro Sul Capixaba

     De 21 a 24 de junho o Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim vai se encher de cores, sons, sabores e aromas do campo, no principal palco do agronegócio sul capixaba.

    A ExpoSul Rural é um evento de negócios com foco em sustentabilidade, tecnologia e inovação envolvendo 29 municípios, em atividades variadas que contemplam mais de dez entre as principais cadeias produtivas do meio rural, dos tradicionais café e leite até flores, peixes e agroindústria. São 125 horas de eventos técnicos e mais de 140 empresas e instituições envolvidas. Apresentações de quadrilha, capoeira, Jongo, Bate-Flecha e Folia de Reis completam o cardápio de atrações, vindas de Alegre, Presidente Kennedy e Cachoeiro de Itapemirim.

    Show da Agropecuária
    A pecuária aparece em destaque, com um pavilhão exclusivo, onde haverá mostras de gado leiteiro e de corte, concurso leiteiro, estandes institucionais de cooperativas e associações de produtores, com muitos negócios, mas também solenidades e comemorações. Os cavalos marcam presença com Copa de Marcha e Hipismo Clássico.

    No pavilhão de negócios, o café mostra a força que tem na região. Numa sala de provas exclusiva será realizada a primeira edição do Concurso Regional de Cafés. O Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural) mostrará inovações tecnológicas e variedades de café desenvolvidas especialmente para o Estado. Empresas diversas trazem seus estandes comerciais e marcas de café oferecem seus produtos ao consumidor.

    Negócios, exposições de animais, delícias da agroindústria
    e apresentações culturais durante os quatro dia de eventos.
    Ainda no pavilhão de negócios, as cabras e carneiros terão um setor próprio, com mostra, julgamentos, leilão, comercialização de carnes e minicursos de culinária oferecidos gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Os criatórios de peixes estarão representados num tanque vivo com espécimes trazidos pelo Ifesde Alegre, que também traz seus alunos para atendimento ao visitante.

    A praça de alimentação fica a cargo da agroindústria da região, com dez estandes vendendo delícias produzidas na zona rural, e ainda estandes de derivados de cana e cachaças, chocolates e cervejas artesanais. E quem quiser pode ainda aprender a fazer nos diversos minicursos de pães, bolos e produtos da agroindústria que serão oferecidos pela empresa Zanepan/Zanemaq.

    Educação e Inovação
    Na ExpoSul Rural o conhecimento não tem idade. Além da vasta programação técnica para produtores rurais, teremos instituições desde o ensino fundamental até a universidade participando de inúmeras atividades. As escolas oferecem minicursos, palestras, visitas dirigidas, montam estandes para atender aos visitantes e trazem caravanas de alunos. Entre elas, o IPE – Instituto de Pesquisas Educacionais, atendendo das crianças aos adultos, além de São Camilo, Ifes, Ufes e Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim.

    Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais e de Trabalhadores Rurais de toda a região estarão representados em seus estandes, mostrando a força do setor agro na região, ao lado de importantes instituições como Sebrae, Senar, entre outras.

    Exposições de animais .
    As autoridades terão diversos momentos de reuniões técnicas visando a integração municipal e ao desenvolvimento regional, incluindo encontro de vereadores, de secretários municipais de agricultura e educação, da Federação de Agricultura,

    “A ExpoSul será o encontro do agro sul capixaba para ser aquilo que pode ser: dinâmico, integrado, solidário e produtivo”, afirma Wesley Mendes, presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, um dos realizadores do evento junto ao lado da Prefeitura do Município. “O prefeito Vítor é parceiro de primeira hora. Compreendeu e abraçou a proposta para retomar Cachoeiro como polo integrador dos municípios do sul em torno do agronegócio”, completa Wesley.

    Serviço:
    Entrada: gratuita
    Dias e Horário de visitação: 
    21 a 24 (quarta a sexta-feira), de 14 às 22 horas.
    Dia 24 (sábado), das 9 às 22 horas
    Solenidade de Abertura: dia 21, quarta-feira, as 16h, com a participação do Governador Paulo Hartung.

    Inscrições para minicursos gratuitos pelo email srcitapemirim@faes.org.br

    Informações pelo telefone: 28 3522 1225 ou 3511 2038
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments
    Item Reviewed: ExpoSul Rural – O Encontro do Agro Sul Capixaba Rating: 5 Reviewed By: Da redação
    Scroll to Top