728x90 AdSpace

  • Plantão

    O OLHAR DO CIDADÃO: A triste realidade da Festa de São Pedro

    Aqui estou novamente com a coluna O Olhar do Cidadão, depois de uma semana de trabalho fora de nossa cidade, ajudando a realizar um evento de negócios agropecuário, a Exposul Cachoeiro.

    Este evento teve sua primeira edição no sul do estado com a participação de 29 municípios e foi um verdadeiro sucesso de público, e o mais importante, negócios, além de oportunidades de compartilhar conhecimentos na área agropecuária, o que funciona o que não funciona, novas parcerias, novas oportunidades de negócio e palestras edificantes; um verdadeiro mundo de oportunidades para o desenvolvimento da agroindústria, agropecuária, ovinocultura etc.

    Por meio desta coluna quero aqui parabenizar o Sindicato Rural, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro e os organizadores do evento Pedro Paulo e Zaira Paiva. Obrigado pela confiança em meu trabalho, está é uma oportunidade que com certeza fará parte de meu currículo.

    Acontecimentos em nossa querida cidade de Anchieta.

    Mesmo estando fora de nossa cidade recebo informações que me deixam muito triste, principalmente esta semana em que nossa cidade comemora ou comemorava o dia do Padroeiro dos Pescadores, São Pedro.

    Primeiramente devo aqui elogiar a comunidade de São Pedro que em um esforço elogiável está fazendo dentro do possível uma comemoração merecida ao Santo Protetor dos nossos queridos pescadores, categoria esta que sempre vem trazendo muitas das vezes a única renda de uma família, por este motivo deveria ser melhor atendido. Já dizia meu avô Manuel Luiz Silva Santana: "Não dê um peixe a alguém, mas sim o ensine a pescar".

    Pois bem, haja visto que estamos passando por um momento difícil devido a paralisação da Samarco, devemos nos atentar a outras maneiras para podermos trabalhar e trazer renda para nossa cidade. Posso indicar vários caminhos como oportunidades e benefícios para instalação de novas empresas. É necessário também que tenhamos uma melhor organização da cidade para que possamos receber os turistas de praias, montanhas, rurais e religiosos; além de apoio a nossa agroindústria, empreendedorismo etc.

    Fernando Lyrio
    Coluna O Olhar do Cidadão
    Mas ao contrário de tudo isso citado no parágrafo anterior, o que vemos são os nossos pescadores abandonados, digamos assim, contando com a própria sorte, sem algum tipo de apoio e só tomando cacetada, sendo punidos por trabalhar, tendo seus materiais de pesca apreendidos, outros presos e precisando de pagar fiança para serem soltos.

    Pode até alguém me questionar assim: "ah mas estavam fazendo coisa errada".
    Eu respondo estavam tentando sustentar a família sem roubar ninguém, em um caso o fato só ocorreu pois estes pescadores não tinham autorização para pesca artesanal.

    Gente, porque será que a lei que prejudica quem trabalha pesado para garantir o mínimo a sua família com o alimento de cada dia, não é a mesma que julga os políticos corruptos que na nossa cidade existem aos montes? Políticos que inclusive estão com os direitos caçados por improbidade administrativa e que hoje vem sendo tratados como heróis por parte da população, enquanto os que trabalham são perseguidos 

    Outro fato que a muito me deixa triste são as acusações de desvio de madeiras que circulam na cidade. Sinceramente quem viu ou tem informações deveria denúnciar a polícia mesmo que anônimo.  A administração  deveria vim a público prestar contas destas madeiras mostrando assim sua transparência para que este tipo de conversa se não for verídica termine.

    Algum vereador poderia pedir uma auditoria neste setor também prestações de contas do secretário da pasta, pois este tipo de conversa não é benéfico a ninguém, se tem conversa melhor apurar e mostrar a verdade . 

    Afinal transparecia deve ser a meta de todos que trabalham com o bem público.


    Fernando Lyrio
    Presidente do PRB Anchieta


    Esta coluna é de inteira responsabilidade de seu autor. 
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments
    Item Reviewed: O OLHAR DO CIDADÃO: A triste realidade da Festa de São Pedro Rating: 5 Reviewed By: Da redação
    Scroll to Top