728x90 AdSpace

  • Plantão

    Passeio em rio leva até 'misteriosas' ruínas em Anchieta, ES

    Um lugar que encanta pelas belezas e atrai pelo mistério de sua origem é a área onde se encontram as Ruínas do Rio Salinas, em Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo. Elas se tornaram atração turística no município que, a princípio, atrai visitantes por suas belas praias. Para chegar ao local, o turista é convidado a fazer um passeio pelo Rio Benevente, até entrar em seu afluente, o Rio Salinas. As 32 colunas que formam as ruínas são feitas de pedra, conchas e óleo de baleia.
    Ruínas do Rio Salinas (Foto: Aureliano Gonçalves/ PMA)Ruínas do Rio Salinas
    (Foto: Aureliano Gonçalves/ PMA)
    O percurso pelos rios dura, em média, 40 minutos. Segundo a prefeitura, não existe ainda nenhum serviço especializado e regular para se fazer o passeio, mas há a possibilidade de se alugar barcos de pescadores. Depois de sair do rio, são cinco minutos de caminhada pela mata preservada até as ruínas. O tempo fez com que a vegetação tomasse o local.

    Mas a origem do local ainda é um mistério. Por muito tempo, habitantes acreditaram que jesuítas haviam tentado construir algo no local, já que a região foi muito habitada pelos religiosos que catequizavam índios, mas essa hipótese foi descartada. Segundo a prefeitura, a mais aceita é que as ruínas sejam de uma antiga salina clandestina.

    As Ruínas do Rio Salinas foram tombadas como Monumento de Valor Histórico e Cultural, conforme publicação do Diário Oficial da União, nesta terça-feira (14).
    Serviço: como chegar
    Situada a poucos quilômetros da Sede de Anchieta, no meio de um bosque de eucaliptos, pode-se chegar às ruínas pela estrada de rodagem ou pelo rio Benevente, sendo este um passeio agradável onde se pode apreciar a beleza da fauna e flora em torno do manguezal.
    Mais ruínas
    Em Anchieta ainda existem casas e prédios seculares. Um exemplo é um velho casarão conhecido como casa de Quarentena, que também está em ruínas. Com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, foi sede da Fazenda São Martinho, que serviu de abrigo para imigrantes desembarcados no Rio Benevente. Também é possível chegar até o local de barco.
    Segundo a prefeitura, os imigrantes ficavam de "quarentena" nesse casarão para que as autorisdade da vila pudessem verificar se estavam em boas condições de saúde para entrar no Espírito Santo. Só depois podia continuar seguindo pelo Rio Benevente.
    No final de 2013, a prefeitura debateu o projeto que visa restaurar a Casa de Quarentena e uma arquiteta apresentou uma proposta. O objetivo é recuperar todos os cômodos, de acordo com a estrutura original. Por também ser um imóvel tombado pelo estado, não são permitidas mudanças nem construções no seu entorno.
    • Comentar no Site
    • Comentar no Facebook
    Item Reviewed: Passeio em rio leva até 'misteriosas' ruínas em Anchieta, ES Rating: 5 Reviewed By: Aldomário Paradizo
    Role até o topo