728x90 AdSpace

  • Plantão

    O OLHAR DO CIDADÃO: Até quando a culpa será da crise?

    Olá, que bom estar novamente com vocês na coluna o Olhar do Cidadão, aqui no portal de noticias Anchieta Online.

    Observando os acontecimentos, o que me deixa muito triste é a falta de respeito que a população de Anchieta vem tendo que engolir a seco como falta de remédios, aparelhos e fitas de medir glicose, equipamento fundamental para o acompanhamento da diabetes.
    A situação é tão grave que um morador próximo do ESF teve que emprestar o aparelho pessoal dela para uso do mesmo. Agora me diz, é ou não é falta de respeito com a saúde publica?

    Nas escolas as coisas também estão indo de mal a pior, pense você que ouve diminuição em 50% das ASB e Cozinheiras, ao que me parece, a intenção da administração é fazer com que os servidores que ficou ter que trabalhar dobrado, aumentando ainda mais o serviço, pois faz parte do projeto deles juntar salas e escolas, aumentando o numero de alunos, diminuindo colaboradores e professores. Ao que me parece esta semana já ouvi falar professor DT sendo demitido, espero que isso não ocorra, mas é o que se ouve. Tudo justificado pela crise, hanram, sei...

    A crise poderá nos afetar mais forte no próximo ano, isso se as nossas autoridades não fizerem nada para mudar ou pelo menos iniciar ou apontar novos caminhos. Este ano a arrecadação já ultrapassou os 120 milhões e a previsão é que chegue a 240 milhões.
    Isso comparado a uma cidade como Piúma que tem apenas 60 milhões por ano e custeia 12 ônibus universitários, salários em dia, ticket alimentação, eventos para o crescimento turístico da cidade, como o shows oferecido na festa do pescador daquela cidade, enquanto na nossa nem pescador muito menos para o padroeiro nacional São José de Anchieta tem valor.

    Voltando as ações do executivo de nossa cidade Anchieta, a ADIMINISTRAÇÃO segue com o propósito de diminuir o ticket alimentação de 500 reais passando para 250 reais. Um total absurdo financeiro e também social, pois muitas famílias estão se segurando com o ticket alimentação, haja vista o tamanho do desemprego em nossa cidade.

    Isso impactará ainda mais as finanças de nosso município pelo fato de esta sendo tirado esse dinheiro de circulação do mercado local. Fato este que acarretaria ainda mais desemprego e encolhimento econômico de nossa cidade que a muito tempo não tem o comercio tão aquecido como o de cidades vizinhas apesar do poder econômico inferior ao nosso.

    EU ME PERGUNTO: O QUE SERA QUE SE PASSA NA CABEÇA DESTA ADMINISTRAÇÃO?

    Realmente não da para entender todo esse desrespeito e falta de consideração como com o povo que ajudou a elegê-los. Como se não bastasse agora se voltam contra os funcionários públicos de nosso município, querendo mexer em direitos adquiridos com muita luta, anos de trabalho e dificuldades. Querem mexer não só no ticket, como também em salários e até mesmo efetividade.
    Esta semana em uma reunião com SINFA e representantes dos professores, chegaram a dizer que aos professores que deveriam escolher entre o ticket ou a progressão 3.8.
    Mais uma vez eu pergunto: E justo ou constitucional retirar direitos aprovados em lei e ainda não pago?

    Os professores que há anos estão exercendo a meu ver a profissão mais importante do mundo alem de não serem bem remunerados, ainda no final de carreira no momento de poder ter seu descanso merecido, iram perder o pouco que conquistou.

    Muitos professores já passaram em muito o tempo de aposentadoria, esperando para ter um rendimento menos injusto, como ficam agora?

    Senhores professores e educadoras de nosso município peço a vocês que não se calem que busquem seus direitos unidos cobrando de seu vereador que não deixem este absurdo acontecer. Faça como os estudantes universitários e os vendedores ambulantes que foram a lutas e tiveram seus direitos garantidos em lei, e podem conta com meu apoio mas em nada adiantara se vocês maiores interessados não saírem da sua área de conforto e irem a luta marcando presença na câmara, nas reuniões da categoria e do Sinfa que eu Fernando Lirio que já critiquei, hoje elogio pelo posicionamento a favor dos funcionários públicos, parabéns que continue neste caminho.

    Importante também salientar que só o Sinfa e mais meia duzia de professores não conseguirá sozinhos manter o direitos de todos. Mas se unirem podem não só manter como também conseguir uma data para finalmente receber os tão sonhados 3.8. A união é fundamental, e não pense você que hoje esta em cargo comissionado que isso não ti afeta, pois afeta sim! pois disso depende seu futuro seja quem for o prefeito.

    Fernando Lyrio, autor desta coluna.
    Uma outra coisa que ouvi, que apesar de estarem sempre pondo a culpa na crise para o abandono que se encontra todas as áreas administrativas, a prefeitura hoje tem nos cofres públicos mais de 21 um milhões. O que dói é que esta economia é em cima das necessidades básicas do povo, da saúde, isso porque apesar de vocês não terem recebido a progressão merecida o salario deles foi a primeira coisa que aumentou. OLHO VIVO!

    AGORA vamos falar de coisas boas vamos fala de boas ações de um grupo formado em uma rede social para fazer o bem, nada de fofoca, nada de falar de vidas alheias, mas sim a união de pessoas que juntos dividem o pouquinho que tem com quem nada tem.
    parabéns ao Grupo de Olho em Anchieta que tem sido uma válvula de escape para pessoas que já tinham uma renda deficitária e na atual conjuntura esta passando maus bocados com a alimentação remédios e etc.
    Que este grupo aumente que outros sejam criados, e vamos unidos e misturados determinar uma nova Anchieta mais justa e realmente de TODOS.

    Vou ficando por aqui mas de olho cobrando e lutando com vocês por uma Anchieta mais justa e próspera.

    https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
    • Comentar no Site
    • Comentar no Facebook
    Item Reviewed: O OLHAR DO CIDADÃO: Até quando a culpa será da crise? Rating: 5 Reviewed By: Da redação
    Scroll to Top